O Colégio

3968531329_7a209d23cf_o

O Colégio São Bento é uma instituição católica, que segue os princípios da espiritualidade beneditina, tendo como fonte inspiradora a Regra de São Bento.

Ao longo de sua trajetória educacional em mais de um século de existência, o Colégio São Bento buscou sempre desenvolver suas ações educativas na perspectiva de intervir, pela educação, no processo de crescimento desta comunidade de Salvador e entorno, proporcionando a formação intelectual e moral de seu alunado e criando as condições necessárias para sua integração na sociedade que hoje, anseia por cidadãos competentes e capazes de enfrentar os desafios decorrentes do mundo moderno e nele, contribuir com a responsabilidade na sua transformação.

Nesta perspectiva, vem formando e preparando com competência e dedicação, centenas de jovens que têm contribuído para o desenvolvimento histórico de nosso Estado, com base na Oração e no Trabalho, duas palavras que sintetizam o conteúdo da vida humana, na Regra de São Bento incorporada como princípio doutrinário da proposta de formação promovida pela Escola, a qual afirma que pela Oração, se estabelece a comunicação com Deus, nosso Pai, que nos vivifica, constantemente, com suas graças e pelo Trabalho, tomamos parte ativa no processo de desenvolvimento da humanidade, continuando assim, a obra da criação.

O Colégio São Bento, mantido pelo Mosteiro de São Bento e sob orientação de seus monges, foi fundado em 03 de fevereiro de 1905, com a finalidade de se dedicar à formação moral e intelectual de seus educandos.

Objetivo

O Colégio São Bento deseja proporcionar a formação intelectual e moral, dando à criança e ao adolescente condições necessárias para a sua integração na sociedade conforme a doutrina e a prática da Igreja Católica Apostólica Romana.

Quer, ainda, promover o desenvolvimento harmonioso das potencialidades dos educandos como elemento de autorrealização, preparação para o exercício de uma cidadania consciente e de uma vida cristã autêntica, além de oportunizar a preparação para o trabalho, como elemento de formação integral do educando.

Finalmente, deseja desenvolver o ensino das atividades, área de estudo ou disciplina do currículo pleno, analisando as aplicações práticas dos conhecimentos ministrados, através da transmissão de valores referentes ao mundo do trabalho.