Ensino Fundamental I

1896732_511562508947514_841218071427249984_n10665130_511560012281097_6436788064772967563_n10441113_511561888947576_8217667445564412145_nA Proposta Pedagógica para o Ensino Fundamental de nove anos fundamenta-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para ampliação do Ensino Fundamental de 09 anos de duração, e possibilita a criação de um ambiente que favoreça integrar o cuidado e a educação das crianças num contexto prazeroso e lúdico, assegurando assim, o pleno desenvolvimento em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo.

 

A ação pedagógica nos anos iniciais tem a prioridade de possibilitar ao aluno o desenvolvimento das diversas expressões e o acesso ao conhecimento nas suas diversas áreas, garantindo oportunidades para o movimento, a dança, a música, a arte, o desenho, a pintura, o teatro, escrever, ler e ouvir prosa e poesia, matemática, entre outras etc. O ensino e a aprendizagem foram organizados de maneira contextualizada possibilitando às crianças maiores condições de atuar como cidadãos nos tempos e espaços além da escola.

 

Propõe-se que o processo ensino-aprendizagem se centre em atividades realizadas a partir de temas do dia-a-dia das crianças, segundo os seus interesses e em articulação com os conteúdos curriculares dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Nos anos iniciais, as atividades são pensadas a partir da perspectiva do universo infantil e incentivam o aluno a construir seu conhecimento, mediado pela atuação do professor, utilizando a leitura e a escrita mesmo antes de ser capaz de fazê-lo convencionalmente.